O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) organizou, nesta quarta-feira (26), uma missa no Palácio da Alvorada dedicada à recuperação do papa Francisco, que está hospitalizado há 13 dias devido a uma pneumonia dupla. A celebração ocorreu às 18h, na capela Nossa Senhora da Conceição.
Aos 88 anos, o pontífice enfrenta sua mais longa internação desde que assumiu o papado, em 2013. Em 2021, ele já havia passado por uma cirurgia intestinal e permaneceu hospitalizado por dez dias.
De acordo com o boletim médico mais recente do Vaticano, divulgado nesta quarta-feira (26), a situação de Francisco apresentou melhora. O documento destaca que o quadro não é mais considerado crítico e que ele não teve novas crises respiratórias. No entanto, os exames de sangue seguem sendo monitorados.
Internado desde o dia 14 de fevereiro, o papa teve uma piora no último sábado (22), quando sofreu um ataque asmático severo que exigiu oxigênio de alto fluxo. Além disso, complicações hematológicas demandaram uma transfusão de sangue. Segundo o boletim, a insuficiência renal que preocupava os médicos nos últimos dias foi solucionada.
Os exames realizados nesta quarta-feira incluíram análises hematológicas e uma tomografia de tórax, que indicaram progresso na recuperação. O Vaticano retirou a classificação de estado crítico do pontífice pela primeira vez desde sábado (22), quando seu quadro se agravou devido à crise asmática prolongada.