Prefeitura de Salvador oficializa mudança no comando da Seinfra e Semit

Política
Betto Jr. / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador confirmou, nesta segunda-feira (24), alterações no comando de duas secretarias municipais. Durante coletiva no Palácio Thomé de Souza, o prefeito Bruno Reis anunciou que Luiz Carlos de Souza assume a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), enquanto Alberto Braga passa a liderar a Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit). Ambos os novos gestores são vereadores e ficarão licenciados de seus mandatos na Câmara Municipal.

Seinfra

Luiz Carlos retorna à Seinfra pela terceira vez, tendo ocupado o cargo anteriormente entre 2021 e 2022, e 2023 e 2024. Segundo o prefeito, sua experiência será fundamental para conduzir projetos considerados estratégicos para Salvador.

“Na área de infraestrutura, há dois grandes desafios pela complexidade: um deles é a construção de um centro de convenções aqui no Centro. Não é uma obra simples, pois ela será subterrânea e aqui é uma área tombada. Outro é o teleférico do Subúrbio. Esta será a obra mais complexa que a Prefeitura vai executar em toda a sua história”, afirmou Bruno Reis.

Luiz Carlos destacou a importância das obras públicas para o desenvolvimento da cidade, ressaltando o impacto que essas intervenções geram na economia local. “Tudo começa a se transformar no entorno de uma obra. As fachadas começam a ser renovadas, novas construções surgem, os comércios são ampliados e novos empreendimentos aparecem”, afirmou.

Ele substitui Francisco Torreão, que continuará na pasta como subsecretário. Torreão, que acumulou a função de secretário nos últimos 11 meses, classificou o período como um dos maiores desafios de sua trajetória profissional.

Semit

Na Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit), Alberto Braga assume a posição deixada por Samuel Araújo, que permanece à frente da Companhia de Governança Eletrônica (Cogel). Braga já possui experiência na área, tendo presidido a Cogel em 2017.

O prefeito enfatizou que uma das prioridades para a pasta será a entrega do Centro de Controle Operacional (CCO) e do Hub de Tecnologia, ambos em construção no Subúrbio. Além disso, mencionou o investimento na expansão da conectividade dos espaços públicos e a instalação de novas câmeras de monitoramento na cidade.

“Com o CCO, vamos enxergar a cidade em tempo real a fim de dar as respostas que a sociedade espera, servindo melhor às pessoas, enquanto que o Hub será um equipamento que vai inserir a população das áreas mais carentes da cidade no mundo digital”, explicou Bruno Reis.

Alberto Braga reforçou seu compromisso com a inovação e inclusão digital. “A tecnologia só faz sentido se estiver a serviço das pessoas. Mais do que números, sistemas ou infraestrutura, o nosso compromisso é com a melhoria da vida da população”, afirmou.

Veja também