O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador teve sua instalação dos primeiros trilhos na Estação Calçada. Na manhã deste domingo (23), o governador Jerônimo Rodrigues realizou uma visita técnica ao canteiro de obras, destacando os avanços na implantação do modal, que será fundamental para a mobilidade urbana na capital baiana.
Com uma extensão total de 36,4 quilômetros e 34 estações, o VLT terá capacidade para atender cerca de 100 mil passageiros diariamente. O investimento no projeto ultrapassa R$ 5 bilhões, e os primeiros testes operacionais estão previstos para o início de 2026.
Obra
O diretor de Obras da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, ressaltou a rapidez na execução do projeto. “Em menos de oito meses, conseguimos realizar os primeiros assentamentos de trilhos em uma linha de estacionamento. Estamos muito satisfeitos com o ritmo da obra, que não tem precedentes no Brasil em termos de evolução em obra metroviária”, afirmou.
O governador destacou a importância do projeto para a população e o desenvolvimento econômico da cidade. “Eu quero agradecer à população do Subúrbio, que compreende que obras trazem transtornos, mas os benefícios serão muito maiores. Em breve, todos verão os trens e os vagões circulando sobre esses trilhos”, declarou.
Após oito meses do início da construção, a obra na Calçada atingiu 12,8% da execução prevista para o Trecho 1. Além da instalação dos trilhos, estão sendo realizados os assentamentos de dutos de energia e telecomunicações. A expectativa é de que o pátio de manutenção esteja pronto até dezembro deste ano, possibilitando a chegada do primeiro trem fabricado pela CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles), empresa responsável pela revisão técnica dos veículos.