O Carnaval de Salvador 2025 começará de uma forma diferente dos anos anteriores. Em comemoração aos 40 anos do Axé Music, um time de peso do gênero comandará o abre-alas oficial da maior festa de rua do mundo na quinta-feira, 27 de fevereiro, no circuito Osmar. As apresentações acontecerão a partir das 15h30, em um trio no Campo Grande, reunindo grandes nomes da música baiana.
Desta vez, Ivete Sangalo, que tem sido a principal atração na abertura nos últimos anos, ficará de fora da cerimônia. Em 2024, por exemplo, a cantora deu início à folia com um show eletrizante no Farol da Barra, que teve transmissão nacional pela TV Globo.
O anúncio foi feito pela vice-prefeita e atual secretária de Cultura de Salvador, Ana Paula Matos, durante coletiva na manhã desta quinta-feira (21). Entre os artistas confirmados estão Claudia Leitte, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Sarajane, Ricardo Chaves, Márcio Victor, Gilmelândia, Xanddy Harmonia, Felipe Pezzoni (Banda Eva) e Serginho.
Além das atrações musicais, os tradicionais blocos afro Filhos de Gandhy, Muzenza, Olodum, Ilê Aiyê e Comanche também marcarão presença na abertura da festa.
Ausência de Ivete
Questionado sobre a ausência da cantora, o prefeito Bruno Reis (União) explicou o motivo da cantora não está presente neste simbólico momento.
“Ela não estará na quinta, mas estará encerrando. Parece que a Ivete tinha algum outro show neste horário. E todos os outros que estavam disponíveis estarão lá”, declarou em coletiva nesta sexta-feira (21).
Ivete foi escalada para encerrar o Carnaval de Salvador no Campo Grande. Pelo segundo ano, a artista puxa um trio para o folião pipoca na avenida. Além da apresentação na terça-feira, ela também sobe ao trio na sexta-feira (28), com a pipoca na Barra, e comanda o Bloco Coruja no sábado (1) e na segunda-feira (3). Na terça, além do trio, a cantora ainda se apresenta no Camarote Salvador.
Neste ano, no domingo de Carnaval, Ivete estará fora de Salvador, cumprindo agenda de show em Minas Gerais.