O senador Otto Alencar (PSD-BA) foi eleito, nesta quarta-feira (19), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para o período 2025-2026. A eleição ocorreu por aclamação e foi conduzida pelo senador Jaques Wagner (PT-BA).
Uma das primeiras mudanças anunciadas por Otto foi a alteração no horário das reuniões da comissão, que passarão a ocorrer às 9h, em vez das 10h, com o objetivo de otimizar os trabalhos. “Para ganhar tempo”, justificou o novo presidente da CCJ.
A escolha de Otto Alencar foi resultado de um acordo entre o PSD e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que será o sucessor de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na presidência do Senado. Ainda não há definição sobre quem ocupará a vice-presidência da comissão.
A CCJ é um dos colegiados mais importantes do Congresso, responsável por analisar a constitucionalidade e a legalidade de propostas legislativas antes que avancem no Senado. Otto Alencar assume o cargo prometendo alinhamento com Alcolumbre e uma condução pautada pelo diálogo e eficiência.