A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Salvador aprovou, por cinco votos a um, o Projeto de Resolução que concede a Medalha Thomé de Sousa ao cantor e compositor Gusttavo Lima. A iniciativa, proposta pela vereadora Roberta Caires (PDT), agora será analisada pela Comissão de Finanças antes de seguir para votação em plenário.
A justificativa para a homenagem destaca a contribuição de Gusttavo Lima para a cultura nacional e sua relação próxima com Salvador, onde participa frequentemente de eventos e festivais, incluindo o Carnaval. Apesar disso, em 2023, o cantor cancelou seu trio por não vender número suficiente de abadá.
O parecer favorável contou com a assinatura do presidente da CCJ, Sidninho (PP), além dos vereadores Maurício Trindade (PP), Duda Sanches (União Brasil), Júlio Santos (Republicanos), Omarzinho Gordilho (PDT) e Rodrigo Amaral (PSDB). A única a se posicionar contra a concessão da honraria foi a vice-presidente da comissão, Aladilce (PCdoB).
Se aprovada em plenário, a entrega da medalha será realizada em uma sessão solene organizada pela Mesa Diretora da Câmara, com os custos cobertos pelo legislativo municipal. A Medalha Thomé de Sousa é a maior honraria concedida pelo legislativo municipal e é destinada a personalidades que tenham prestado serviços relevantes à cidade.