O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta quarta-feira (19) a vice-prefeita Ana Paula Matos como nova secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult). A nomeação ocorreu durante coletiva no Palácio Thomé de Souza. Ela assume o cargo antes ocupado interinamente por Walter Pinto Júnior, após a saída de Pedro Tourinho no mês passado.
Bruno Reis destacou que a escolha foi indicada pelo próprio Tourinho, ressaltando a experiência de Ana Paula na gestão e no diálogo com diferentes setores. Entre as prioridades da nova secretária estão a captação de recursos para o programa Salvador Capital Afro, a construção de um novo centro de convenções no Centro Histórico e o lançamento de um projeto habitacional para revitalização de casarões abandonados.
“Compreendemos a importância e a estratégia da cultura e do turismo, primeiro, como nichos de geração de empregos e oportunidades. Nesses últimos anos, houve mudanças de paradigmas e os números mostram isso. Em dois anos, entregamos 10 equipamentos culturais, como Museu da Misericórdia, Memorial 2 de Julho, Muncab, Arquivo Público, Casa das Histórias, Galeria Mercado, Memorial das Baianas, entre outros”, listou o prefeito.
O prefeito também enfatizou os avanços na cultura e no turismo da cidade, incluindo a entrega de dez novos espaços culturais e a ampliação do calendário de eventos. Além disso, destacou os investimentos na requalificação da orla e na modernização do Elevador Lacerda, cuja reinauguração está prevista para a próxima semana.
Ao assumir o cargo, Ana Paula Matos reforçou o compromisso com o fortalecimento do setor e a valorização da cultura local. “A ideia nesse novo momento é fortalecer o Salvador Capital Afro, e fortalecer o comércio do Centro Histórico. É entender o nosso patrimônio cultural e histórico. A cultura tem que estar em cada lugar dessa cidade. Sou uma pessoa apaixonada por esta terra, pelo seu povo e sei compreender o valor da história e da ancestralidade que estão aqui. Vou encarar esse desafio com muita força, honra, coragem e com muita escuta”, disse.