Papa chega ao quinto dia de internação e Vaticano já cancela próximos compromissos

Igreja

O Vaticano informou, na tarde desta terça-feira (18), que o Papa Francisco, de 88 anos, foi diagnosticado com pneumonia bilateral. Segundo o comunicado oficial, o quadro clínico do pontífice é considerado “complexo”, mas ele permanece bem-humorado durante a internação.

O papa está no hospital Gemelli, em Roma, desde a última sexta-feira (14), tratando de uma infecção respiratória que persiste há mais de uma semana. Devido ao estado de saúde, ele não participará dos eventos do Ano Santo neste fim de semana, conforme anunciou o Vaticano. A missa papal do domingo (23) será mantida, mas será conduzida por um representante sênior da Igreja.

Quarta internação

A internação atual se soma a um histórico de problemas de saúde do líder da Igreja Católica. Em 2023, Francisco foi hospitalizado duas vezes: em março, por dificuldades respiratórias causadas por uma bronquite, e em junho, quando passou por uma cirurgia abdominal – a segunda em dois anos.

Desde jovem, o papa enfrenta desafios médicos. Aos 21 anos, na Argentina, ele teve parte de um pulmão removido devido a uma pleurisia. Já em 1980, precisou passar por uma cirurgia de emergência para retirar a vesícula biliar, após uma grave infecção.

Veja também