Funcionários da Coelba planejam greve no Carnaval, alerta deputado

Política
Reprodução

Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta terça-feira (18), o deputado Robinson Almeida (PT) criticou a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) por propor mudanças nas regras de trabalho para o Carnaval. Segundo o parlamentar, a empresa estaria se recusando a pagar a a pagar horas extras para os funcionários que atuam presencialmente durante o feriado.

O deputado ainda mencionou que a folga aos trabalhadores administrativos, além do home office na na segunda-feira de Carnaval, é uma prática histórica da instituição, o que exige que o dia seja trabalhado ou compensado. Diante do quadro, funcionários ventilam a possibilidade de paralisação dos trabalhadores durante o Carnaval.

“É preocupante como a Coelba trata seus colaboradores. A empresa já é mal vista pelos baianos por prestar um serviço de péssima qualidade, e agora quer impor mudanças que desrespeitam os direitos dos trabalhadores”, afirmou o deputado.

Robinson Almeida ainda ressaltou as possíveis consequências de uma paralisação: “Por isso há uma ameaça de paralisação durante o Carnaval, que pode causar várias repercussões na economia da Bahia, na segurança do fornecimento de energia em Salvador e nos principais destinos turísticos do nosso estado”. Robinson Almeida também criticou a postura da empresa em relação aos seus colaboradores: “É preocupante como a Coelba trata os seus colaboradores, ela que é mal vista por todos os baianos por prestar um serviço de péssima qualidade aqui na Bahia”.

Resposta da Coelba
Em nota, a Neoenergia Coelba rebateu as críticas e afirmou que segue todas as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho e as práticas trabalhistas legais. A empresa destacou que mantém um canal de diálogo permanente com os representantes sindicais e está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

A Neoenergia Coelba esclarece que segue todas as cláusulas celebradas no Acordo Coletivo de Trabalho e as práticas trabalhistas legais. A distribuidora possui um canal de diálogo permanente com os representantes sindicais e se mantém à disposição para esclarecer quaisquer assuntos relacionados aos seus funcionários. A Neoenergia Coelba destaca que a sua atuação tem como base o respeito aos seus colaboradores, que são o principal valor da companhia“, diz a nota.

Veja também