Ao lado de Lula, presidente da Petrobras defende exploração na Foz do Amazonas

Economia
Fernando Frazão/Agência Brasil

Durante um evento em Angra dos Reis (RJ) nesta segunda-feira (17), a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, reafirmou a intenção da estatal de avançar com a pesquisa e exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, situada no norte do país. O anúncio ocorre em meio a críticas de ambientalistas e enquanto o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) segue analisando a viabilidade do projeto.

Magda destacou que a Petrobras está comprometida em expandir a produção de petróleo até 2030, sobretudo a partir do Pré-Sal. Para isso, segundo ela, é fundamental a “reposição de reservas”, o que justificaria a necessidade de pesquisas na Margem Equatorial, onde está localizada a Bacia da Foz do Amazonas.

A proposta gera divergências dentro do próprio governo. Enquanto órgãos ambientais, como o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente, demonstram resistência ao projeto, setores ligados à extração de petróleo, como a Petrobras e o Ministério de Minas e Energia, defendem a exploração como estratégica para o país.

“É assim que queremos pesquisar a Margem Equatorial de maneira ambientalmente sustentável. Temos que aproveitar essa fonte de riqueza nacional e gerar emprego e renda”, disse.

O evento contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e marcou o anúncio de novos investimentos na frota naval do sistema Petrobras.

Veja também