A Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, um dos templos mais importantes de Salvador, foi temporariamente fechada após inspeções realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A decisão foi tomada pelos responsáveis pela administração da igreja, que atenderam a uma recomendação do órgão. A confirmação do fechamento foi divulgada pela paróquia em suas redes sociais na quarta-feira (12).
As vistorias foram motivadas como medida preventiva após o desmoronamento parcial do teto da Igreja de São Francisco, popularmente conhecida como “igreja de ouro”, ocorrido no dia 5 de fevereiro. O incidente resultou na morte de uma turista e deixou cinco pessoas feridas.
De acordo com a paróquia, a principal razão para a recomendação do Iphan foi o estado de conservação do teto da igreja, que foi construída em 1743 e tombada como patrimônio histórico em 1938. A estrutura está em condições preocupantes. A Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem é famosa por abrigar a imagem do Bom Jesus dos Navegantes e a embarcação Galeota Gratidão do Povo, utilizada na tradicional procissão marítima realizada no dia 1° de janeiro, durante as festividades em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes.
Enquanto durar a interdição, as celebrações e atividades da paróquia serão transferidas para o Salão Hugo Rossini, que servirá como local provisório para os eventos religiosos.