Após afastamento de Adolfo, pela 1ª vez ALBA é liderada por uma mulher

Política
Divulgação

A deputada Ivana Bastos (PSD) assumiu interinamente a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) após uma decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar o afastamento de Adolfo Menezes (PSD) do cargo.

A determinação foi proferida na segunda-feira (10) e tem como base o entendimento do STF de que a reeleição para o mesmo cargo na Mesa Diretora é inconstitucional. Menezes havia sido reconduzido à presidência da Casa no último dia 3 de fevereiro para o biênio 2025/2027.

O questionamento judicial foi apresentado pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), mas teve seu pedido negado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). No entanto, ao levar o caso ao STF por meio de uma reclamação constitucional com pedido de liminar, obteve parecer favorável do ministro Gilmar Mendes.

Com o afastamento de Menezes, Ivana Bastos, sua correligionária, assumiu a presidência de forma provisória. Eleita deputada estadual pela primeira vez em 2010, Ivana recebeu 118.417 votos nas eleições de 2022, sendo a mais votada para o Legislativo baiano naquele pleito. Para efeito de comparação, Adolfo Menezes obteve 107.747 votos.

Natural de Caetité e criada em Guanambi, a parlamentar é formada em Administração de Empresas. Antes de ingressar na política, atuou como empresária e diretora da Rádio Alvorada. Após passar três eleições como suplente sem assumir mandato, consolidou sua trajetória no Legislativo e atualmente cumpre sua quarta legislatura.

Veja também