O novo secretário de Mobilidade Urbana de Salvador (Semob), Pablo Souza, falou pela primeira vez como titular da pasta em coletiva de imprensa realizada no Palácio Thomé de Souza. Ele assume o cargo deixado por Fabrizzio Muller, que esteve à frente da secretaria nos últimos quatro anos.
Pablo destacou sua trajetória na administração municipal e a satisfação de retornar à prefeitura para comandar a Semob.
“Aqui eu iniciei minha jornada há 17 anos. Aqui, na prefeitura de Salvador, é onde eu me sinto em casa, e onde vivenciei com o secretário Fabrizzio grandes aprendizados que abriram muitos caminhos da minha vida. Hoje, eu retorno com muita alegria como secretário de Mobilidade da cidade de Salvador. Para mim, é uma grande honra, é um fruto de muito trabalho, e eu sei que temos também muito trabalho pela frente”, afirmou.
Prioridades para a mobilidade urbana
Entre as ações prioritárias para os próximos anos, Pablo Souza destacou a ampliação da frota de ônibus com ar-condicionado e melhorias no sistema de transporte público, incluindo o BRT. Ele também relembrou os desafios enfrentados pelo setor durante a pandemia e demonstrou otimismo em relação ao futuro.
“O sistema de transporte de nossa cidade tem se recuperado das primeiras crises da história recente. Mesmo assim, nós entregamos, nesse seu primeiro mandato, o BRT, nós iniciamos a operação dos primeiros ônibus elétricos da cidade de Salvador, e entregamos também o maior terminal público de recarga do país. Enfrentando todas as dificuldades, Salvador alcançou a marca de 40% da frota hoje com ar-condicionado e o prefeito nos alegou a tarefa de ainda esse ano buscarmos alcançar a meta de 70% da frota de ônibus de Salvador com ar-condicionado”, destacou.
Reconhecimento ao trabalho de Fabrizzio Muller
O novo secretário também aproveitou a oportunidade para elogiar seu antecessor, Fabrizzio Muller, ressaltando sua importância para a mobilidade urbana no Brasil.
“Eu quero aproveitar aqui também para fazer uma menção muito especial à Fabrizzio. Fabrizzio é um grande homem público, ele hoje é o maior quadro de mobilidade do país. Sucedê-lo é, para mim, uma grande honra e também uma grande responsabilidade. Fabrizzio revolucionou muito”, concluiu.
Pablo Souza é economista com atuação na área de mobilidade. Durante a implantação do BRT, ele trabalhou no planejamento operacional do sistema de transporte.
No passado, ele também já atuou como Gerente de Transportes na FIFA e como Diretor de Planejamento na própria Semob e também ocupou o cargo de consultor internacional do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma rede global de cidades, regiões e governos ligados à sustentabilidade.