A primeira sessão do ano legislativo da Câmara Municipal de Salvador, realizada na tarde desta segunda-feira (3), foi marcada pela Mensagem do Executivo, por parte de Bruno Reis (União). O gestor apresentou um balanço das obras em andamento e anunciou novos projetos que serão executados nos próximos anos.
Dentre os pontos, Bruno destacou 14 intervenções de mobilidade que devem ser feitas, como a construção de novos viadutos na região do antigo Iguatemi e a ligação de vias importantes, como a Eduardo Magalhães a Pernambués e a via expressa de São Tomé de Paripe.
Além disso, o prefeito ressaltou que, por meio do projeto “Ruas Diretas”, haverá melhorias na fluidez do trânsito e na acessibilidade de pedestres em diversas localidades, como Mato Escuro, Uruguai, São Marcos e Caminho de Areia. “Neste segundo mandato, a eficácia vai aumentar. Executar as obras que o nosso sistema de inteligência digital contratado pela prefeitura, mapeou e indicou as melhores soluções de engenharia para a cidade”, explicou Bruno Reis.
O chefe do Executivo municipal também anunciou projetos habitacionais, destacando que Salvador está remodelando comunidades inteiras e retirando famílias de situações precárias. Entre as áreas que passarão por essa requalificação estão Pé Preto, Vila Mar, Cidade de Papel, no bairro da Paz, e um novo projeto no Comércio. “É a primeira vez que uma prefeitura remodela comunidades inteiras, tirando todas as famílias de condições indignas para uma nova vida”, enfatizou o prefeito.
Com a retomada dos trabalhos legislativos, a expectativa é que o debate sobre infraestrutura e desenvolvimento da cidade, em especial relacionado ao Plano de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que deve ser refeito este ano, e define normas de uso do espaço urbano.