O senador baiano Otto Alencar (PSD) foi escolhido para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, substituindo Davi Alcolumbre (União Brasil), que foi eleito para o comando do Congresso Nacional neste sábado (1º).
A CCJ é considerada a comissão mais influente do Senado, pois tem a responsabilidade de avaliar a legalidade e constitucionalidade de todos os projetos que tramitam na Casa. Sobre a nova função, Otto afirmou em entrevista à CNN Brasil: “Espero fazer um bom trabalho na CCJ, sendo presente todas as quartas-feiras [dias de reuniões do colegiado]”, afirmou Otto Alencar, neste sábado (1º).
Diego Coronel
Na Câmara dos Deputados, o deputado baiano Diego Coronel (PSD) foi indicado pelo líder da bancada do partido, Antonio Brito, para ocupar o cargo de corregedor-geral da Casa. A indicação foi validada pela bancada da legenda, e Coronel deverá assumir o posto na próxima gestão.
A Corregedoria tem um papel estratégico no Legislativo, sendo responsável por analisar denúncias contra deputados relacionadas à quebra de decoro parlamentar. Além disso, o corregedor cumpre determinações da Mesa Diretora sobre a segurança da Câmara, podendo instaurar sindicâncias ou inquéritos para investigar possíveis irregularidades envolvendo parlamentares.
Atualmente, o cargo de corregedor é ocupado pelo deputado Domingos Neto (PSD-CE), que será sucedido por Diego Coronel caso a indicação seja confirmada.