Nascida e criada no bairro Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, Liz Paula Souza, de 20 anos, celebrou sua aprovação no curso de Medicina em três das mais prestigiadas universidades federais do país, além de uma estadual na Bahia. Após dois anos de intensa preparação no Curso Ingressar, iniciativa da Prefeitura de Salvador voltada para jovens de baixa renda que almejam o ensino superior, a estudante obteve uma média de 808 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com essa pontuação, Liz garantiu, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2025, vagas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal Fluminense (UFF), além da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
O Ingressar, que em 2024 auxiliou na preparação de mil estudantes, ainda aguarda o levantamento final do número de aprovados, pois as universidades têm até 20 dias após a divulgação dos resultados do Sisu, na última segunda-feira (27), para repassar as informações. O programa é coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
Desde a infância, Liz sonha em ser médica e acredita que o suporte do Ingressar foi essencial para dar o primeiro passo rumo à realização desse objetivo. “Sou imensamente grata! As aulas do curso foram fundamentais para que eu pudesse estudar de forma eficiente”, destaca.
A jovem relembra os desafios enfrentados ao longo da trajetória. “Meu professor até me contou que se lembra de me ver comprando almoço no restaurante popular por R$1. Nunca pensei em desistir. Essa caminhada difícil tem sido uma verdadeira história de superação. Desde criança, sempre dizia que queria ser médica. Minha mãe recorda que, ao ver médicos na televisão, eu apontava e afirmava: ‘vou ser doutora’”, relata Liz.
O depoimento emocionou sua mãe, Edileuza Soares, auxiliar de cozinha de 60 anos, que não conteve as lágrimas ao validar as palavras da filha. “É verdade. Desde pequena, ela dizia que queria ser médica. E agora estamos vivendo o início desse sonho, que só está se tornando realidade graças ao curso que ela fez nos últimos anos. Ainda parece inacreditável”, compartilha Edileuza, lembrando que chegou a passar mal de emoção ao receber a notícia.
Ainda assimilando as aprovações, Liz afirma que sua escolha já está definida: permanecerá na UFBA, onde conquistou o 9º lugar em uma disputa com 7.627 candidatos. “Sem dúvida, vou ficar na federal da minha Bahia”, diz, destacando que também alcançou o 4º lugar na UFF, o 7º na UFMG e o 9º na UESB.
Para Fernanda Lordêlo, secretária da SPMJ, a conquista de Liz evidencia o impacto positivo da política pública voltada à educação e inclusão social. “Os resultados refletem o alcance do nosso programa e como ele beneficia aqueles que mais precisam. Estamos falando de uma jovem da periferia que está conquistando o curso mais concorrido do país com muito esforço e dedicação”, ressalta.
Lordêlo também enfatiza o papel transformador do Ingressar. “Através da metodologia de ensino e do compromisso dos estudantes, conseguimos aprovações expressivas como essa. O objetivo é continuar formando e capacitando mais jovens de baixa renda para que realizem seus sonhos”, conclui.
O Ingressar é um curso pré-Enem gratuito voltado para jovens cadastrados no CadÚnico. O programa oferece revisões e estratégias específicas para o exame, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior.