Acordo com Phellipe Brito na FECBAHIA, pacifica caminho de Cardoso na UPB

Política
Reprodução

Após abrir mão da candidatura na União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Phellipe Brito (PSD), prefeito de Ituaçu, deve assumir a presidência da Federação de Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA). A movimentação foi feita após reunião entre o gestor e Jerônimo Rodrigues (PT), de modo a acomodar Brito em outra posição, já que lhe foi pedido que abandonasse a candidatura na UPB, evitando um ‘bate-chapa’ entre governistas.

A movimentação foi semelhante a feita com Thiancle Araújo (PSD), prefeito de Castro Alves, quando, em 2020, desistiu de se alçar ao comando dos prefeitos no estado, para ingressar na FECBAHIA. Na época, Quinho (PSD), prefeito de Belo Campo, seguiu como candidato ao posto, juntamente com Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí, que esteve como seu vice na chapa vencedora. Dessa vez, Cardoso alcança o posto na União, e Brito, em uma acomodação realizada nos mesmos moldes da realizada em 2020, assume a FECBAHIA.

Anteriormente ainda teria sido ventilada a possibilidade do prefeito reeleito de Ituaçu ficar com a vice-presidência na chapa de Cardoso, apesar disso, desde o início das tratativas essas especulação foi descartada pelo pessedista ao Nordeste Agora. Apesar dessa acomodação atual, Brito revelou para reportagem que “continua trabalhando e construindo” sua viabilização futura para UPB.

Encaminhado os acordos, a eleição formal acontece em 13 de Março, tanto para UPB, quanto para FECBAHIA.

 

Veja também