Líderes da ALBA se reúnem para decidir sobre votação da eleição automática

Política
AscomALBA/AgênciaALBA

Os líderes da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) se reúnem na tarde desta quarta-feira (29) para decidir sobre a convocação de uma Sessão Extraordinária com o intuito de mudar o Regimento Interno da Casa. A alteração visa garantir que ocorra eleição automática em caso de vacância do cargo de presidente.

Segundo fontes informaram ao Nordeste Agora, a expectativa é que a votação aconteça ainda nesta quinta-feira (30) e que a mudança preveja que, em caso de vacância, um novo pleito ocorra em até 48h.  Apesar disso, os detalhes ainda seriam confirmados nesta reunião entre o atual presidente da ALBA, Adolfo Menezes (PSD), e os líderes da Casa.

O pano de fundo desta alteração é a eleição para o novo presidente da ALBA, marcada para o próximo dia 03 de fevereiro. Como candidato unânime está Adolfo Menezes, mas sua candidatura convive com a insegurança jurídica, por existir jurisprudência do Supremo Tribunal Federal que veda a recondução do Chefe de Casa Legislativa para um terceiro mandato.

Assim, após acordo entre o PSD e o governo ficou decidido que, caso a justiça inviabilize a posse de Adolfo, irá ocorrer uma nova votação automática. Este pacto retirou os poderes de Rosemberg Pinto (PT), que postulava a posição de primeiro vice-presidente da Casa, para que assumisse a presidência da ALBA por um maior tempo, enquanto uma nova eleição não fosse convocada.

Veja também