O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou nesta segunda-feira (27) a existência de um acordo com o presidente do PSD na Bahia, senador Otto Alencar, para que o partido indique o candidato do grupo político à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A eleição está marcada para o dia 3 de fevereiro.
A declaração ocorre em meio à incerteza sobre a candidatura de Adolfo Menezes (PSD), atual presidente da Casa, cuja possibilidade de disputar um terceiro mandato ainda enfrenta questionamentos na Justiça. O acordo com o PSD teria como contrapartida, a realização imediata de uma nova eleição caso Menezes venha a ser afastado.
“Obrigação (de entregar ALBA ao PSD) não tem não, nós temos um pacto, um acordo, e o acordo foi a representatividade dos partidos na Assembleia. Vem sendo assim, sempre respeitado. Então é uma ideia que a gente possa manter”, disse Jerônimo, durante a aula inaugural do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar, em Salvador.
“De nomes eu não adentro, mas combinar um pacto para a gente poder garantir a unidade dos partidos, isso aí eu tenho que participar. Chamando o presidente do partido, dialogando sobre o desenho, o princípio, o conceito. Aí os nomes, se o PSD é majoritário e a gente entende que isso leva à presidência, tranquilamente a gente tem que arcar, é o custo da gente combinar o jogo”, acrescentou.
UPB
Em relação à disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), o governador afirmou que pretende dialogar com prefeitos para definir uma estratégia que garanta a unidade do grupo político na eleição.
“Sobre a UPB, está bem resolvido. Eu vou ouví-los, abraçá-los no encontro dos prefeitos. Então, os prefeitos estão num gás dando, estão querendo demarcar um marco de chegada. Estamos nos organizando, a base vai sair mais unida e mais forte”, acrescentou o petista.