Em 6 meses, mais de 20 mil pessoas usaram academias gratuitas da cidade

Em seis meses, a Academia Salvador já beneficiou quase 20 mil moradores da capital baiana com atividades físicas gratuitas e supervisionadas. O projeto, promovido pela Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), busca democratizar o acesso à prática de exercícios físicos e promover saúde e bem-estar.

De acordo com o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, foram inauguradas 14 unidades nesse período, totalizando quase 20 mil pessoas matriculadas. “Isso confirma que o projeto da prefeitura foi um acerto, consolidando uma iniciativa que amplia oportunidades de forma democrática. A oferta de atividades físicas supervisionadas por profissionais qualificados contribui não apenas para a saúde física, mas também para a mental, além de ajudar a reduzir a demanda no sistema público de saúde através da medicina preventiva”, destacou.

O coordenador de Esportes, Rafael Seara, também atribuiu o sucesso do projeto ao uso do aplicativo MUDE, disponível gratuitamente na App Store e Play Store, que facilita o agendamento das atividades. Ele informou que 82,16% dos usuários fazem check-in pelo app, o que reforça a importância da modernização e organização na gestão do projeto.

Cada participante pode agendar até duas aulas diárias de modalidades diferentes, mediante apresentação de documento com foto. O cadastro exige informações como nome, CPF, número de celular, data de nascimento e um contato de emergência, além do preenchimento de um questionário de saúde para a elaboração de uma ficha individual.

A idade mínima para as aulas de musculação é de 15 anos, sendo necessária a presença de um responsável para menores de 18 anos no ato da inscrição. Já maiores de 60 anos devem apresentar um atestado médico específico para a prática de exercícios.

As aulas têm duração de 50 minutos, com número limitado de participantes por turma.

Veja também