Casarão da Diversidade promove evento para apresentar atividades de 2025 em Salvador

Brasil, Carnaval 2025, Salvador
GOVBA

Nesta quinta-feira (23), o Casarão da Diversidade, situado no Pelourinho, em Salvador, abre suas portas para o evento “Ocupa CPDD”, que marca o início das ações do Centro de Proteção e Defesa dos Direitos LGBT para 2025. A iniciativa inclui um mutirão de serviços oferecidos por uma equipe multiprofissional, abrangendo acolhimento psicossocial, orientações pedagógicas, apoio na solicitação de benefícios sociais e procedimentos para retificação de prenome e gênero.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), Filipe Freitas, reforçou a importância do Casarão na promoção de cidadania e igualdade. Ele ressaltou que o espaço é um símbolo de reflexão e atuação em prol da população LGBT, garantindo que nenhum direito seja negligenciado.

“Além das atividades desenvolvidas na capital, voltadas para a garantia dos direitos da população LGBTQIAPN+, vamos interiorizar a política e ampliar os serviços no âmbito da parceria com o Gapa. Para isso, vamos implantar um Núcleo de Atendimento Regional, com equipe multidisciplinar e administrativa no interior do estado”, explicou.

O Casarão da Diversidade é gerido por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e organizações da sociedade civil, consolidando-se como um espaço de acolhimento e luta por direitos.

“Nosso objetivo é oferecer ao nosso público uma experiência positiva, que vá além da resolução das demandas oriundas de violência, estimulando uma participação ativa e orgânica em todas as atividades da nossa programação. O Casarão da Diversidade é para a comunidade LGBTQIAPN+ e deve ser ocupado por ela o ano todo”, afirma a coordenadora Geral do CPDD/LGBT e diretora da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), Keila Simpson.

Veja também