O encontro realizado na terça-feira (21) entre o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), repercutiu durante evento voltado à ampliação de efetivos e cargos nas forças de segurança do estado. A reunião foi interpretada como um possível indicativo de reaproximação do prefeito à base governista.
Embora tenha minimizado os rumores, o governador afirmou que Zé Cocá será bem-vindo caso deseje integrar sua base aliada. “Recebi o prefeito Zé Cocá, acompanhado de seu vice Flávio e do deputado Hassan, para tratar de questões importantes, como o aeroporto de Jequié. Eu sou de lá e conheço bem as dificuldades locais. Não tratamos de questões partidárias, mas deixo claro que convites e acolhimento não faltarão”, destacou Jerônimo.
O governador relembrou ainda que Zé Cocá já teve boa relação com a gestão petista: “Ele foi presidente de consórcio apoiado por Rui Costa e teve um excelente relacionamento com ele. No entanto, seguiu outro caminho político. Se houver interesse em reaproximação, será um prazer dialogar sobre isso”, completou.
O cenário partidário do Progressistas (PP), no entanto, segue dividido. Enquanto os deputados estaduais estão definitivamente embarcados na base de Jerônimo Rodrigues, lideranças como o ex-presidente do partido, João Leão, defendem a manutenção da legenda na oposição. Em entrevista ao Nordeste Agora, Zé Cocá se mostrou disposto a discutir novas alianças, dentre os principais focos estaria compor chapa majoritária, seja com Jerônimo ou na oposição. O prefeito ainda colocou seu nome à disposição para 2026.
Zé Cocá
Reeleito em 2024 com a maior votação da história de Jequié, Zé Cocá obteve mais de 95 mil votos, representando 92% do total. Seu adversário, Alexandre da Saúde (PSD), apoiado pela base petista de Jerônimo Rodrigues, Rui Costa e do deputado federal Antônio Brito (PSD), alcançou apenas 7.445 votos, correspondendo a 8,03%.
O desempenho histórico reforça o capital político do prefeito e amplia as especulações sobre seus planos para 2026. Com uma gestão bem avaliada e um perfil estratégico, Zé Cocá desponta como uma figura no cenário político baiano.