O prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), negou que iria retirar sua candidatura na disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), os rumores cresceram principalmente após decisão do prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto (MDB), que optou por compor a chapa liderada pelo prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB). Desde então, ventila-se a possibilidade uma candidatura única, como ocorreu na última disputa para UPB.
“Eu desconheço essas falas de que estaria retirando meu nome para apoiar outro candidato. Isso é completamente falso. Não houve nenhuma reunião ou contato nesse sentido. Eu também sou candidato do governo, eu também, tenho uma relação pessoal com o governador Jerônimo, de apoio político com o senador Wagner, senador Ângelo Coronel, senador Otto Alencar. Eu tenho um acesso a eles, também ao ministro Rui Costa, que é sempre muito cordial comigo. Sou apoiado pelo governador sim, nunca deixou de o governador de me apoiar, até porque quando eu lancei meu nome, eu primeiro me portei ao governo, senadores, para depois colocar o meu nome”, acrescentou.
A fala foi feita após nota divulgada pelo diretório do MDB na Bahia, na qual anuncia retirada do nome de Beto em nome da unidade da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Com isso, o gestor entra como candidato a 1º vice-presidente na chapa de Wilson Cardoso.
“Após conversas, foi possível construir um consenso, resultando na composição que evita disputas e promove a união”, destacou o comunicado do MDB.
Disputa por apoio
Enquanto isso, Phellipe segue na disputa e reforçando sua posição como candidato de “prefeito para prefeito”. Segundo ele, as falas de Wilson Cardoso seriam mentirosas.
“Eu gostaria muito que o colega {Wilson Cardoso}, levasse essa situação de UPB com seriedade, não com questionamentos de mentira, dizendo que eu não sou apoiado pelo governo do Estado. A política não pode ser conduzida com blefes ou mentiras. Isso não é um jogo de pôquer, é algo sério, que representa uma instituição muito importante para os municípios da Bahia”, declarou Phellipe, em entrevista ao Nordeste Agora.
Um dos pontos de apoio destacados por Phillipe foi a confraternização realizada no final de 2024, na casa do deputado federal Diego Coronel, em Praia do Forte. O evento contou com presença do senador Jaques Wagner (PT), de Otto Alencar (PSD), Angelo e Diego Coronel (PSD), Rosemberg Pinto (PT), dentro outros.
De acordo com Phellipe Brito, o senador Otto Alencar até brincou antes de tirar foto com ele: “Vai Phillipão, faz o ‘V’ de vitória”