Em primeira reunião ministerial de 2025, Lula anuncia: “2026 já começou”

Brasil, Política
Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (20) que, de certa forma, a eleição de 2026 já começou. Segundo ele, mesmo que o governo ainda não esteja oficialmente em campanha, os adversários já iniciaram movimentações nas redes sociais. Lula fez essa declaração durante um encontro com seus ministros, realizado na Granja do Torto, residência de campo da presidência. O evento antecede o que promete ser a maior reforma ministerial de seu governo até o momento.

“2026 já começou. Se não por nós, porque temos que trabalhar, que capinar, temos que tirar todos os carrapichos que tiverem nas plantas que nós plantamos, mas pelos adversários a eleição do ano que vem já começou. É só ver o que vocês assistem na internet para vocês perceberem que eles já estão em campanha. E nós não podemos antecipar a campanha porque nós temos que trabalhar e uma antecipação da campanha para nós é trabalhar, trabalhar, e entregar para o povo aquilo que ele precisa”, disse.

As mudanças na composição ministerial estão previstas para ocorrer após as eleições para as presidências da Câmara e do Senado, marcadas para o dia 1º de fevereiro. Esse tipo de reunião havia sido promovido pela última vez em 20 de dezembro, no Palácio da Alvorada.

Além dos ministros, participaram do encontro figuras importantes do Congresso, como Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do Governo no Congresso; José Guimarães (PT-CE), líder do Governo na Câmara; e Jaques Wagner (PT-BA), líder do Governo no Senado. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, e o assessor especial para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, também estiveram presentes.

Veja também