As forças de segurança da Bahia organizaram um esquema especial de segurança para Lavagem do Bonfim de 2025. No lado da Polícia Militar, a organização alocou 1.610 agentes para garantir a tranquilidade de baianos e turistas durante a Lavagem do Bonfim 2025, que será realizada nesta quinta-feira (16/1).
O policiamento começará às 6h e se estenderá até a noite, cobrindo todo o percurso e as principais vias de acesso ao evento. As equipes atuarão em patrulhamento a pé, com apoio de viaturas, motocicletas, bases móveis, cavalaria, drones e helicóptero, utilizando toda a tecnologia disponível para reforçar a segurança.
Além do uso de veículos e equipamentos, os agentes estarão distribuídos em 25 postos elevados de observação, barreiras de trânsito e pontos estratégicos das vias de acesso. Também serão realizadas operações de inteligência, com agentes infiltrados monitorando diferentes áreas do circuito para fornecer informações que auxiliem as atividades operacionais.
“Como já é tradicional nos grandes eventos, a Polícia Militar preparou um planejamento especial e fará um policiamento exemplar na Lavagem do Bonfim, abrindo as festas populares, para que o povo baiano possa se divertir e que os turistas levem da nossa cidade apenas boas lembranças”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho.
Polícia Civil
A Polícia Civil disponibilizará três Delegacias Especiais de Área (DEAs) estrategicamente distribuídas ao longo do percurso, desde a Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. Essas unidades serão compostas por equipes especializadas para realizar o registro de ocorrências, conduzir investigações e prestar atendimento imediato à população. Adicionalmente, a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) estará ativa para atender visitantes e turistas que participarem do evento.
O esquema contará ainda com equipes de investigação focadas na prevenção e repressão de crimes como furtos, roubos e tráfico de drogas. A atuação integrada com outras forças de segurança garantirá uma resposta eficiente e coordenada, promovendo a segurança e o bem-estar de todos os presentes.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a segurança pública e orienta os participantes a procurarem as DEAs sempre que necessitarem de auxílio.