Os alunos da rede pública da Bahia ficaram entre os quatro melhores do país na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com pontuações entre 980 e 1000, conforme informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, os estudantes baianos também se destacaram na faixa de notas entre 950 e 980, conquistando a 5ª posição no ranking nacional.
O Estado registrou um número recorde de participantes no exame deste ano, com aproximadamente 376 mil inscritos, abrangendo todos os concluintes do Ensino Médio, sendo mais de 140 mil provenientes da rede estadual.
No panorama geral das notas entre 980 e 1000, tanto alunos da rede pública quanto da privada da Bahia ficaram atrás apenas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará, ocupando a 5ª colocação.
De acordo com Rowenna Brito, secretária da Educação do Estado, o bom desempenho dos estudantes da rede estadual no Enem é resultado dos investimentos do Governo da Bahia em áreas como melhoria e ampliação da infraestrutura escolar, formação de docentes, gestão do aprendizado e programas voltados à permanência estudantil.
“Todas essas iniciativas associadas às atividades do Projeto Tô com Você no Enem criaram as condições que contribuíram para os resultados alcançados pelos nossos estudantes. Muitos deles agora enxergam a universidade como uma possibilidade real. Isso só nos faz acreditar que nosso projeto de Educação está no caminho certo”, enfatiza Rowenna.