Comitiva faz balanço de viagem oficial ao Benin: “expandimos fronteira de Salvador para África”

Notícias
Juliana Uepa/MinC

Após cinco dias de missão oficial, comitiva faz balanço da viagem ao Benin, país africano. Durante a viagem, o prefeito Bruno Reis (União) anunciou quais acordos de parcerias foram firmados, dentre eles: revitalizar e construir uma nova casa do Benin, bem como a realização, em março, de um ‘Gold Show’ no país africano, para expor o setor de turismo soteropolitano.

“Nesse evento, vamos identificar negócios e parcerias em comum, para que tanto a nossa Salvador, quanto o Benin possam ampliar sua arrecadação. Desse modo, vamos fortalecer ainda nossos laços culturais e comerciais entre a gente. Expandimos a fronteira de Salvador aqui para África”, declarou.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também esteve presente na viagem, e anunciou quais atos o governo federal irá fomentar. Dentre eles, está o Comitê de Implementação dos Acordos Culturais, visando intensificar a colaboração nas áreas de artes, audiovisual e preservação cultural. A fundação do comitê aconteceu durante o Festival das Culturas Ancestrais, nas localidades de Cotonou e Uidá, no Benin, quando são exaltadas a espiritualidade e as tradições do país situado na África Ocidental.

A missão

Durante a jornada, os participantes estiveram em locais sagrados e emblemáticos do território, como o Museu Panthéon Noir et Africain (Panteão Negro e Africano) e a Grande Mesquita, ambos situados em Porto-Novo, reconhecida como a cidade mais brasileira do Benin.

A ministra Margareth Menezes esclareceu os propósitos da viagem. “Expandir essa relação [entre os dois países] e fortalecê-la ainda mais. Para nós, é uma grande honra representar o presidente Lula e o governo brasileiro nesse primeiro movimento de fortalecimento das relações entre Benim e o Brasil”, declarou.

O Ministro da Cultura do Benim, Jean-Michel Abimbola, também comentou sobre o encontro.

“É com grande alegria que trabalhamos com essa delegação projetos do futuro, de reconexão, projetos em comum, patrimônio, artes e cultura e, sobretudo, programas que vão permitir, a partir de agora, que nossos irmãos não fiquem mais separados. Gostaria, evidentemente, de saudar e felicitar a liderança do presidente Lula e do presidente Patrice Talon. [Graças a eles], conseguimos realizar esse encontro”, declarou Abimbola.

Veja também