Em dois meses, Prefeitura faz quinta entrega de contenção de encosta

Salvador
Betto Jr./ Secom PMS

A Prefeitura de Salvador inaugurou, nesta segunda-feira (13), mais uma obra de reforço de encostas, desta vez localizada na Rua Curió, no bairro de Periperi, na região do Subúrbio Ferroviário da capital baiana. Esta é a terceira iniciativa de mitigação de riscos entregue pela gestão nos primeiros dias de 2025 e a quinta em menos de dois meses, totalizando mais de R$10 milhões em aportes financeiros.

“Hoje, o enfrentamento às chuvas ocorre todos os dias do ano. Para esta contenção, foram quase R$3,5 milhões investidos para protegermos toda essa área, dando segurança e tranquilidade às famílias. Já protegemos mais de 545 áreas de risco e vamos seguir avançando. Há outras 27 obras de contenção em execução e outras 44 a iniciar”, destacou o prefeito Bruno Reis, durante a entrega da estrutura.

O chefe do executivo municipal salientou que, no último final de semana, algumas regiões de Salvador registraram acumulados superiores a 100 milímetros de precipitação, como a Ilha de Bom Jesus e Itapuã, ultrapassando a média histórica projetada para janeiro, de 79,9 mm.

“A gente acaba sofrendo um pouco com os alagamentos, mas a prioridade é salvar vidas, evitar mortes. Nunca se investiu tanto em proteção de áreas de risco como nós investimos nos últimos anos. Não estamos imunes, eu sempre digo isso, pois não há uma cidade no mundo que resista a muita chuva em pouco tempo. Mas a Salvador de hoje é muito mais resistente, mais resiliente, mais segura”, acrescentou o prefeito.

Estrutura

A nova intervenção de reforço na Rua Curió abrange mais de 2 mil metros quadrados. Os serviços contemplaram a aplicação de solo grampeado com vegetação e tela macmat – um material geossintético amplamente empregado em projetos de engenharia civil voltados à estabilização de encostas e prevenção de erosões.

No caso específico da obra em Periperi, a metodologia adotada resultou em um sistema integrado de proteção que conferiu à encosta uma aparência mais natural e ecológica, proporcionando um efeito de “revegetação” do terreno.

O comerciante local Francisco Chaves, de 32 anos, celebrou a realização da obra: “Antes dessa obra, a gente vivia com muito medo. Quando chovia forte, a encosta ameaçava deslizar, e isso colocava em risco não só as casas, mas também a rua aqui embaixo, onde passam carros e muita gente caminhando pelo passeio. Era perigoso para todo mundo. Agora, com essa contenção, dá para sentir mais segurança. Trouxe mais tranquilidade”, relatou.

Presente no evento de inauguração, o diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, destacou a atuação integrada dos diversos órgãos municipais para monitorar e prestar assistência às áreas com risco de deslizamentos de terra.

Veja também