No sábado, 1º de fevereiro, ocorrerá a escolha do novo presidente do Senado, assim como dos demais membros que irão compor a Mesa Diretora durante a 57ª Legislatura. A primeira sessão preparatória, que definirá o presidente, terá início às 10h. Em seguida, às 11h, será realizada a segunda reunião para eleger os demais integrantes da Mesa. Os mandatos terão validade de dois anos.
A Comissão Diretora, conhecida como Mesa do Senado, é responsável pela condução das atividades legislativas. Além do presidente do Senado, que também assume a presidência do Congresso Nacional, a Mesa é formada por dois vice-presidentes e quatro secretários, todos com funções estabelecidas pela Constituição e pelo Regimento Interno. O grupo também inclui quatro suplentes.
Já na segunda-feira, 3 de fevereiro, com a nova Mesa empossada, os trabalhos legislativos do Congresso Nacional serão abertos. A cerimônia contará com a presença de representantes dos Três Poderes. Durante a sessão solene, além dos discursos dos presidentes da Câmara e do Senado, haverá a leitura de mensagens do Poder Executivo — que poderá ser feita pelo presidente da República ou por um representante — e do presidente do Supremo Tribunal Federal, em nome do Judiciário.
Na solenidade de abertura, os presidentes dos Poderes abordarão as expectativas para o novo ano legislativo, destacando os temas prioritários e as pautas mais relevantes, além de debater a relação entre Legislativo, Executivo e Judiciário ao longo do período.