“Patriota é aquele que respeita democracia”, diz professor de Constitucional sobre 08 de janeiro

Brasil
Marcelo Camargo/Agencia Brasil

O professor de direito Constitucional, Geovane Peixoto, afirmou, em entrevista ao Nordeste Agora, que “o verdadeiro patriota é aquele que defende a democracia”. A fala foi feita diante do aniversário de dois anos dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

“O dia 8 de janeiro se torna, desde então, uma data simbólica sobre a necessidade de manter a democracia e salvaguardar as instituições. Todo dia 8 de janeiro devemos lembrar que é preciso respeitar a Constituição e nossas instituições, para que possamos continuar dizendo que o Brasil é um Estado Democrático de Direito. Não é um dia a se comemorar nada, mas um dia que historicamente nos trará a lembrança eterna de reforçar nossa democracia. Os verdadeiros patriotas são aqueles que defendem a Constituição, que defendem a democracia, e não aqueles que atentam a ela”, opinou.

Nesta quarta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizou um ato em lembrança da data. Na ocasião, o petista defendeu a punição dos envolvidos e entregou a restituição de 21 obras danificadas no episódio de 2023. Sobre o atentado patrimonial, o professor Peixoto afirmou que o ato de atacar os objetos, afeta também a história brasileira.

“No dia 8 de janeiro de 2023, tivemos um dos maiores atentados contra a democracia da história republicana. Um atentado em que um grupo de pessoas, insatisfeitas com o resultado eleitoral, violentaram não apenas o patrimônio público, mas também a nossa história. Um ato movido por pessoas no intuito de fragilizar nossa democracia e que ainda sonhavam com um golpe de estado negando o resultado do último pleito eleitoral”, finalizou.

 

Veja também