OFÍCIO DAS BAIANAS TEM REGISTRO REVALIDADO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA BAHIA

Bahia, Cultura
foto: reprodução internet

O registro especial do Ofício das Baianas foi revalidado e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (23). Esse ofício, que representa uma importante prática cultural da Bahia, é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do estado desde 2012, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Além do reconhecimento estadual, o Ofício das Baianas foi oficialmente registrado como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2005. Essa prática é vista como um dos maiores símbolos da Bahia.

O Ofício das Baianas de Acarajé envolve não apenas saberes culinários específicos, como também trajes tradicionais e práticas ligadas à ancestralidade das religiões de matriz africana. De acordo com o Ipac, a revalidação desse registro é essencial para “preservar esse legado e acompanhar a continuidade dessa prática cultural”. O órgão destaca que, por meio desse ofício, as baianas garantem seu sustento, ao mesmo tempo em que preservam um patrimônio cultural e as tradições religiosas que são parte essencial da identidade baiana.

Veja também